quinta-feira, 5 de maio de 2011

Traduzindo

Oi pessoas!!! Estava reparando nas diferenças do "dialeto" baianês para o cearês e acho muito engraçado ouvir as pessoas daqui falando palavras tão exóticas para mim!! E da mesma forma eles estranharem meu jeito de falar. Foi o máximo quando fiquei falando que a sopa estava "insossa" e ninguém sabia o que era!!! Por isso quis fazer este post, espero que gostem.


Baianês    vs    Cearês

Tabaréu = Matuto
Nigrinha = Cunhã
Ozadia = Semvergonhice/ande tonha
Feche a cara = Se manque
Baba = Bater um racha (jogar bola)
Dar pilha = Dar corda
Sem sal = Insosso
Ei, Coisinha = Ei, bixinho
Negona zangada = Só a massa!/ Só o pitéu!
Brega = Cabaré (não que eu fale isso, mas já ouvi muito!)
Pão de sal = Pão massa grossa
Pão de leite = Pão massa fina/sovado
Casquinha = Bila (pão duro)
Dar o gás = Pegar o beco/capar o gato
Dar ozadia = Dar cabimento
De menor = Pivete
Eclér = Zíper
Lapiseira = Apontador
Lenhado = Lascado
Esticar = Puxar (Ex: Esticar o cabelo)
Se lenhar = Vá se catar!

Bjim.



Um comentário:

  1. Olá, seu blog é muito legal, Deus te abençoe por essa dedicação em passar para nós postagens interessantes
    .
    Agradeço sua visita e comentário, vs tem toda a razão em relação à doação de sague

    ResponderExcluir